Header Ads

Um pouco sobre o acidente de Chernobyl


Chernobyl

Pripyat é uma cidade fantasma no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. Próximo à cidade fica a central nuclear de Chernobyl, 
Foi fundada em 4 de fevereiro de 1970 com objetivo de abrigar os trabalhadores da Usina Nuclear de Chernobyl. Até então eram apenas prédios residenciais, e foi oficialmente proclamada como uma cidade em 1979, porém foi abandonada em 1986, após o acidente nuclear de Chernobyl. Atualmente é considerada uma cidade fantasma
No ano de 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Contudo, para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis. Foi nesse momento que uma enorme tragédia nuclear se desenhou no Leste Europeu.
Entre outros erros, os funcionários envolvidos no episódio interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator. Com isso, mesmo operando com uma capacidade inferior, o reator entrou em um processo de superaquecimento incapaz de ser revertido. Em poucos instantes a formação de uma imensa bola de fogo anunciava a explosão do reator rico em Urânio-235, elemento químico de grande poder radioativo.
Com o ocorrido, a usina de Chernobyl liberou uma quantidade letal de material radioativo que contaminou uma quilométrica região atmosférica. Em termos comparativos, o material radioativo disseminado naquela ocasião era assustadoramente quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas no bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial. Por fim, uma nuvem de material radioativo tomava conta da cidade ucraniana de Pripyat.
Depois do acidente na central nuclear de Chernobyl em 26 de abril de 1986, em 27 de abril de 1986, toda a cidade foi evacuada. Muitos militares começaram a colaboração para 'limparem' Pripyat, e com essa honra, ganharam o título liquidador. Na primeira fase, 1.986 pessoas ajudaram entre os períodos de maio a junho para a limpeza do exterior dos edifícios e das estradas. No final de junho, cerca de 70% da limpeza estava completa. Em dezembro, foi reservado a limpeza da poluição gerada pelo acidente.
Hoje, a usina de Chernobyl é coberta por um revestimento em chumbo, chamado de “Sarcófago”, que necessita ser trocado em alguns anos para impedir que a radiação escape.
Fato curioso é 800 mil pessoas acabaram se expondo à radiação e, dessa gente toda, 25 mil morreram e 70 mil ficaram com sequelas graves. Aliás, das 25 mil que perderam a vida, 20% cometeram suicídio e, segundo o Greenpeace, o acidente acabou provocando a morte por câncer de mais de 90 mil pessoas em todo o mundo.
Um pouco sobre o acidente de Chernobyl Um pouco sobre o acidente de Chernobyl Reviewed by editor on 12:39 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent